Ah, Se Eu Soubesse (inteligência Artificial)...: Uma Viagem Aos "cérebros Eletrônicos"

Prueba ahora Firma sin compromiso. Cancele cuando quiera.

Sinopsis

Poucas coisas avançaram tanto nos anos mais recentes quanto a capacidade dos dispositivos eletrônicos que nos cercam. Smartphones traduzem textos entre inúmeros idiomas, sem contar que também ouvem e entendem o que falamos; aparelhos de localização com GPS encontram sua posição em quase qualquer lugar da terra, com precisão de metros; máquinas robóticas substituem o homem em atividades de alto risco e dificuldade com muito maior precisão e menor exposição. O que possibilita todas essas façanhas, e muito mais, é a Inteligência Artificial, ou IA.
Mas o que é a IA? A ficção (científica, mas às vezes, nem tanto) propõe estereótipos, em geral, antropomórficos, com todas as virtudes e efeitos observáveis no amplo espectro do comportamento humano. Se com tudo isso já é difícil entender o comportamento humano, alcançar a compreensão da IA nessas circunstâncias parece completamente inatingível. O propósito deste livro é desmistificar boa parte dessa percepção.
Ao longo do texto, serão apresentados diversos elementos que compõem os artefatos dotados de IA. Será explicado, em linguagem acessível, como esses elementos foram desenvolvidos e serão apresentadas algumas técnicas para construí-los. O leitor verá, no final das contas, que não há nada misterioso nessa IA.